Sabedoria da Floresta
Vivências
Um dia para observarmos a Natureza, aprendermos a interpretar a paisagem e a sua respectiva flora e compreendermos o ciclo de vida das plantas.
Este encontro pretende promover o contacto com a Natureza, a consciência ecológica e o conhecimento sobre a flora presente no ecossistema. Começamos com uma saída de campo da parte da manhã no sentido de conhecer, identificar e recolher diferentes espécies da flora, bem como avaliar a qualidade e estado ecológico do ambiente através das plantas bioindicadoras. Reconhecer o que nos rodeia faz-nos sentir mais próximos dos elementos e dos seres vivos.
Observação da Natureza & Ciclo de Vida das Plantas
sabedoria da floresta
Da parte da tarde vamos compreender o ciclo de vida das plantas, ou seja, o conjunto de transformações necessárias pela qual a planta passa de forma a assegurar a sua continuidade. Este conhecimento é importante para podermos adequar algumas técnicas durante o processo de germinação de sementes e propagação de plantas e assim conseguirmos implementar com êxito uma horta, agrofloresta ou floresta. Iremos também aprender como criar um banco de sementes, a prática mais antiga para armazenar sementes e preservar a nossa biodiversidade. As sementes são a riqueza da nossa terra e a herança dos nossos antepassados. Proteger a diversidade das sementes tradicionais e propagá-las é co-criar a primeira fase da cadeia alimentar. A criação de um banco de sementes é uma prática imprescindível que assegura não só a identidade de cada povo e a sua respectiva cultura, bem como garante a soberania alimentar dos povos e a sua autonomia.

Nós compartilhamos este planeta, o nosso lar, com milhões de espécies. A justiça e a sustentabilidade exigem que não usemos mais recursos do que aqueles que precisamos.
Vandana Shiva